terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pobre peixe






Parábola que tirei do site de Rubem Alves e achei muito verdadeira a respeito de nossas 

afirmações diante de tantos fatos


Algumas pessoas discutem sobre uma casa, que todos vêem.

Para um grupo, ela é habitada por um nobre, de hábitos aristocráticos e conservadores...

Outros afirmam o oposto: mora ali um operário, membro de sindicato, revolucionário...

Alguns, por oposição, dizem que ela está vazia...

Eu me aproximo, apontam na direção da casa, pedem minha opinião, e concluo que alguma coisa deve estar errada com os meus olhos, pois não vejo casa alguma, só nossos próprios reflexos, através dos vidros da vidraça.

Tive, no meu aquário, um peixe de cores banais. Mas era um peixe guerreiro, que não suportava a presença de um competidor. Se isto acontecia ele se transfigurava, e o seu corpo era possuído por cores escondidas que ninguém suspeitava morassem nele. Mas como ninguém desejava o combate mortal, a magia podia se realizar com o auxílio de um simples espelho.

Pobre peixe: incapaz de reconhecer sua própria imagem no reflexo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário